Como fazemos
Hoje o curtume está cada vez mais integrado a tecnologias que aprimoram sua produção, proporcionando melhores resultados para as empresas e para o mercado consumidor.
Recebemos a matéria prima na fase de Wet Blue, que significa aparência úmida ( wet ) e tonalidade azul ( blue ) a qual passa por processos de produção e industrialização nos setores de wet blue, recurtimento e acabamento.
- No setor de wet blue, o couro passa por uma avaliação e qualificação, onde selecionamos os couros com critério técnico para um melhor acabamento final
- No setor de recurtimento, os couros ainda em fase de wet blue passam pelo processo de estiragem e secagem nas máquinas enxuga-estira dando uma melhor abertura e aproveitamento de área dos couros; depois passa pelo processo de divisão nas rebaixadeiras e divisoras, onde determinamos a espessura através do equipamento especímetro, onde o cliente determina a espessura do artigo de acordo com a sua necessidade e em seguida seguem para os fulões onde irão receber os “produtos químicos 100% vegetais” , ou seja, bioquímicos não poluentes, como resinas, pigmentos e óleos, e em seguida passa pela enxuga-estira novamente para estiragem e depois segue para as mesas do vácuo para secagem e abertura, seguindo para o setor de acabamento.
- No setor de acabamento os couros vão para os secadores aéreos onde os mesmos passam pelo processo de secagem com controle de temperatura e umidade. Em seguida são levados para as molissas ( máquinas de amaciar ) onde determinamos o toque ( maciez ) que o cliente nos solicita. Depois são levados para os túneis de pintura ( Multi Ponto ) e secagem, onde recebem as tintas, em seguida vão para as prensas onde os couros recebem a estampa, em seguida passam por um criterioso processo de qualidade onde avaliamos a espessura dos couros através de equipamentos chamado especímetros, devidamente calibrados, analisamos o visual de cada couro, cobertura de pigmentos e tintas, resistência e maciez. Sendo aprovado pela qualidade, seguem em um túnel para receber o acabamento final para dar resistência e proteção ao couro, e em seguida para a máquina de medir e empacotamento para expedição.
Hoje no Curtume Guaxupé em todos os processos de produção trabalhamos com produtos naturais a base de água, o que nos leva ao conceito de “curtume 100% ao vegetal “, uma abordagem onde priorizamos métodos naturais, sem o uso de produtos químicos nocivos, levando a uma produção sustentável.